Olá pessoal, meu nome é Tassiana Barros, sou Consultora e gestora da GAPS Consultoria. Atuo há 15 anos como Consultora no desenvolvimento de Projetos Estratégicos em RH e, como facilitadora nos processos de operacionalização.

Hoje estou aqui para falar sobre como a Cultura do Coaching  pode alavancar os resultados do seu negócio.

Você sabe o que é a Cultura do Coaching?

Vamos entender rapidamente sobre esse tema que é tendência para resultados estratégicos na gestão de pessoas.

Todos nós sabemos que “ter Foco” é essencial para concretizar nossas metas na vida pessoal e profissional. Mas, mesmo assim, colocar isso em prática não é uma tarefa fácil, correto?

Mesmo com um foco claro e com ações estrategicamente planejadas para os resultados que projetamos e, principalmente, quando somos eficientes e passamos ser vistos como “as pessoas que resolvem”, muitas demandas surgem na nossa rotina desviando as ações que planejamos e consumindo nosso tempo e energia em tarefas com baixo impacto. Quando isso acontece, mesmo que sejamos absolutamente eficientes nas atividades demandadas, entramos em um ciclo constante de replanejar e de aprazar metas estratégicas, o que prejudica a nossa estima, motivação e resultados.

É um paradoxo: somos eficientes e passamos a ser vistos como pessoas que resolvem tudo. Assumimos tudo sem definir prioridades alinhadas ao nosso objetivo e passamos a ser vistos como ineficientes.

Já viu isso acontecer? Pois acontece, comigo, com você e com cada colaborador que compõe seu Time.

É preciso “Definir Prioridades e fazer o que deve ser feito!”. – Parafraseando Greg Mckeown, em seu livro – Essencialismo, a disciplinada busca por menos –: “Se não estabelecermos prioridades, alguém fará isso por nós.”.

Mas, antes de entender sobre Cultura do Coaching, vamos entender um pouco sobre a metodologia “Coaching”.

Para iniciar um processo de coaching alguns passos são essenciais:

1- Uma meta;
2- Um ponto de partida;
3- Um plano;
4- Ação (mudança).
No processo o Coach é o “treinador” quem questiona, gera reflexões, dá feedback aponta melhorias, ensina técnicas, disponibiliza ferramentas, mensura a evolução, sempre com o objetivo de tornar consciente a necessidade de mudança e apoiar para que ela realmente aconteça, facilitando a realização de metas.

A grande eficiência da metodologia do Coaching está na “tomada de consciência” em relação à necessidade de mudar, em colocar em prática aquilo que foi planejado, e em acompanhar a evolução dos resultados.

Parafraseando um colega de trabalho “Se você quer morangos precisa plantar morangos. Não tem problema algum se você optar em plantar uma árvore de limão, que não precisa de tanta água, nem de um terreno bem preparado, nem de temperatura controlada. Porém, não espere colher morangos. Se não fizer o que deve ser feito, colherá limão o resto da sua vida”.

Mas, então o que é a Cultura do Coaching?

Se um indivíduo sem direcionamento estratégico dispersa energia em atividades que não impactam nos resultados e se torna improdutivo, entrando em uma curva decrescente de motivação, imagine uma equipe, onde vários indivíduos compartilham esse mesmo cenário. Pode mensurar o impacto disso dentro de um time?

Implementar a Cultura do Coaching dentro de uma Organização nada mais é do que preparar  líderes/ treinadores em todos os níveis para estabelecer essa sinergia com o Time, definir metas, entender a situação atual, identificar necessidades de aprimoramento, montar um plano, desafiar para superação, acompanhar resultados e, acima de tudo, apoiar para facilitar o processo de mudança.

A Cultura do Coaching, contribuí para a expansão significativa da PRODUTIVIDADE pessoal e PERFORMANCE profissional para a REALIZAÇÃO DE METAS coletivas e pessoais.

A sinergia entre a realização das metas da empresa e a realização das metas pessoais de cada colaborador é a essência da CULTURA DO COACHING.

SOBRE A AUTORA 

Tassiana Barros é empresária, consultora em Planejamento de RH e Gestão de Performance. CEO da Gaps Consultoria em Gestão de Performance e CEO da Share Offices Coworking.

Acesse o site da Gaps Consultoria: www.gapsconsultoria.com.br