Fui Eleito Síndico. E agora por onde devo começar?



Sabemos que são grandes as responsabilidades dos síndicos.

Ser síndico de um condomínio requer política, diplomacia, administração e, acima de tudo, muita paciência e transparência.

Na vida condominial o sindico será o grande responsável por quase tudo, tendo que cuidar de vários detalhes indo de rachaduras e infiltrações a pagamento de funcionários e impostos. Inevitavelmente todas estas questões passarão por suas mãos.

Sendo assim, é muito comum que após a eleição para o cargo de síndico o eleito iniciante fique perdido diante das atribuições e não saiba por onde deve começar.

Pensando nisso separei 10 dicas do que se deve fazer ao tomar posse do cargo de síndico:

Antes de falar cada um deles quero convidar você a ler os demais conteúdos da Share Offices Coworking, onde você pode descobrir tudo sobre coworking, escritório virtual, aluguel de salas privativas/comerciais dentre outros espaços, principalmente se você for advogado.

10 Dicas do que se deve fazer ao se tornar Síndico

1 – Estipular na própria assembleia de eleição data para a gestão anterior entregar os documentos do condomínio;

2 – Marcar reunião com o antigo síndico para se colocar a par da situação do condomínio e esclarecer possíveis dúvidas;

3 – Registrar a ata que o elegeu como síndico no cartório, enviar a mesma ao banco para atualização dos dados bancários, bem como solicitar a atualização no cadastro da Receita Federal e Certificado Digital;

4 – Ler a convenção de condomínio e o regimento interno;

5 – Buscar certidão negativa de débito (CDN) e inteirar-se da situação fiscal do condomínio principalmente dos encargos trabalhistas;

6 – Checar se o seguro e as licenças do condomínio como o AVCB estão em dia;

7   Verificar a existência de ações judiciais em curso;

8 – Analisar a situação financeira do condomínio, bem como o nível de inadimplência;

9 – Avaliar a validade dos extintores e equipamentos contra incêndio;

10 – Avaliar os contratos assinados na gestão anterior que estejam em vigência.

 

Por fim, é importante ter em mente que a função de síndico não é hobby e sim um trabalho de grande importância. Por se tratar de uma função fundamental para a boa convivência e manutenção de um condomínio, é preciso que o papel do síndico seja realizado com muita responsabilidade e dedicação.
Essas são algumas dicas que acreditamos serem de extrema importância e que devem nortear todo início de gestão sindical.

Até os próximos encontros aqui no blog da Share Offices!

 

Se você é síndico ou morador de algum condomínio em Bauru e gostaria de receber uma assessoria da advogado Manuela Arantes, CLIQUE AQUI para obter mais informações.

Manuela Arantes é advogada em Bauru na área de direito imobiliário e do consumidor. Ajuda corretores, síndicos e moradores em todos os aspectos que envolvam situações do dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima